Ônibus Espacial Discovery

O ônibus espacial Discovery foi um dos cinco orbitadores construídos pela NASA para o programa de ônibus espacial, que operou de 1981 a 2011. Nomeado em homenagem a dois navios históricos de exploração que levaram os nomes “Discovery”, o ônibus espacial estreou em 1984 e se tornou um dos mais icônicos e utilizados veículos do programa espacial dos Estados Unidos.

Ao longo de sua carreira, o Discovery realizou 39 missões, mais do que qualquer outra nave do seu programa. Entre suas contribuições notáveis estão o lançamento do Telescópio Espacial Hubble em 1990, e a condução de várias missões para a construção e manutenção da Estação Espacial Internacional (ISS). O Discovery também se destacou por ser o orbiter escolhido para retornar ao espaço após os desastres do Challenger em 1986 e do Columbia em 2003, demonstrando seu papel central no programa espacial.

Em termos técnicos, o Discovery, como os outros ônibus espaciais, era um veículo parcialmente reutilizável que podia levar cargas e tripulações para órbita. Suas missões envolviam o transporte de satélites e outros equipamentos para o espaço, realização de pesquisas científicas e serviço de apoio à ISS.

Após a aposentadoria do programa de ônibus espaciais em 2011, o Discovery foi transferido para o Museu Nacional do Ar e Espaço Steven F. Udvar-Hazy, parte do Smithsonian Institution, onde permanece em exibição, servindo como um testemunho das realizações da exploração espacial americana.

Pergunte ao Edu

Você pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o tema desta página ou conteúdos relacionados. Para outros temas e assuntos acesse arclass.com.br/edu.

powered-1.png
Rolar para cima
Login

Insira suas credenciais para continuar explorando um mundo de aprendizado enriquecido com nossa tecnologia de realidade aumentada e inteligência virtual.