Microscópio – Robert Hooke (1665)

O microscópio composto de Robert Hooke, datado do século XVII, foi um dos primeiros e mais influentes microscópios na história da ciência. Hooke, um cientista inglês, usou este instrumento para realizar extensas observações que culminaram na publicação de sua obra seminal “Micrographia” em 1665. Este livro não só apresentava uma variedade de ilustrações detalhadas de objetos observados sob o microscópio, como também popularizou o uso do microscópio em investigações científicas.

O microscópio composto de Hooke diferia dos microscópios simples da época, que consistiam apenas de uma única lente, por ter um sistema de lentes, combinando uma lente objetiva perto do objeto sendo observado com uma lente ocular através da qual o usuário via. Este arranjo permitia uma ampliação muito maior. O design específico do microscópio de Hooke incluía uma lâmpada de óleo para iluminar a amostra, um sistema de pinças para segurar o objeto, e parafusos de ajuste fino para focar e posicionar a amostra com precisão.

Pergunte ao Edu

Você pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o tema desta página ou conteúdos relacionados. Para outros temas e assuntos acesse arclass.com.br/edu.

powered-1.png

3D: O Microscópio de Robert Hooke (1665) por olemolvig está licenciado sob Creative Commons Attribution

Rolar para cima
Login

Insira suas credenciais para continuar explorando um mundo de aprendizado enriquecido com nossa tecnologia de realidade aumentada e inteligência virtual.