Máscara de Tutancâmon

A máscara de Tutancâmon é um dos artefatos mais famosos e icônicos da antiguidade egípcia. Feita de ouro maciço e incrustada com pedras semipreciosas, a máscara foi encontrada na tumba do faraó Tutancâmon, descoberta pelo arqueólogo britânico Howard Carter em 1922 no Vale dos Reis, perto de Luxor, Egito. Esta descoberta foi uma das mais significativas do século XX, revelando a tumba quase intacta de um jovem faraó do Novo Reino, que governou o Egito entre 1332 e 1323 a.C.

A máscara pesa cerca de 10,23 quilos e é notável por sua beleza e habilidade artesanal. Ela representa o rosto jovem de Tutancâmon com um nemes (um tipo de toucado listrado) e uma barba falsa trançada, ambos símbolos da realeza egípcia. A máscara também é adornada com incrustações de lápis-lazúli, cornalina, quartzo, obsidiana, turquesa e vidro colorido, formando intricados padrões decorativos.

Pergunte ao Edu

Você pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o tema desta página ou conteúdos relacionados. Para outros temas e assuntos acesse arclass.com.br/edu.

powered-1.png

3D: Tutankhamun Gold Mask de amirfiala1 está licenciado sob Creative Commons Attribution

Rolar para cima
Login

Insira suas credenciais para continuar explorando um mundo de aprendizado enriquecido com nossa tecnologia de realidade aumentada e inteligência virtual.