A bateria é composta por 9 frascos de Leiden. São todos fechados com tampas de madeira, nas quais são montadas hastes de latão terminadas com maçanetas. Cada um deles é conectado aos outros por meio de hastes de latão. O jarro de Leiden é a forma mais antiga de um capacitor, um dispositivo usado para armazenar cargas elétricas. Os frascos conectados em uma bateria permitiram aumentar a quantidade da carga armazenada. Este dispositivo foi inventado de forma independente em 1745 por Pieter van Musschenbroek (1692-1761), um professor da Universidade de Leiden (daí o nome do dispositivo), e Ewald Jürgen von Kleist (1700-1748), um advogado e estudioso trabalhando em Kamień Pomorski. O frasco de Leiden era originalmente um recipiente de vidro cheio de água e fechado com uma rolha, que era perfurada por todo o caminho com fio de cobre. No entanto, descobriu-se rapidamente que substituir o líquido por papel alumínio dentro do frasco e cobrir o vidro com metal do lado de fora pode acumular uma carga muito maior. O frasco poderia ser carregado eletricamente entrando em contato com a haste com um corpo energizado.
Maciej Kluza, PhD (Museu da Universidade Jaguelônica, Collegium Maius)
Pergunte ao Edu
Você pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o tema desta página ou conteúdos relacionados. Para outros temas e assuntos acesse arclass.com.br/edu.
Rolar para cima
Login
Insira suas credenciais para continuar explorando um mundo de aprendizado enriquecido com nossa tecnologia de realidade aumentada e inteligência virtual.