Dispositivo para fazer pó em cápsulas de amido – XIX
O pó era uma das formas mais populares de medicamentos preparados em farmácias. Eles eram preparados esmagando a matéria-prima medicinal em uma argamassa e misturando-a com um excipiente, que geralmente era açúcar ou raiz de alcaçuz em pó (Glycyrrhiza L.). Se o pó continha substâncias leves, o paciente geralmente recebia o medicamento na farmácia e o dividia em doses em casa (por exemplo, usando uma colher de chá). Se o pó contivesse substâncias potentes, o medicamento era dividido em doses na farmácia. O pó era preenchido em pequenos envelopes, conhecidos como cápsulas de papel, ou cápsulas de amido chamadas cachets (capsulae amylaceae). O medicamento guardado em sacos de papel tinha que ser colhido com uma colher de chá, enquanto as cápsulas de amido podiam ser engolidas inteiras. Cápsulas de amido foram preenchidas com pó pela primeira vez pelo farmacêutico francês Stanislas Limousin (1831-1887). Vários tipos de instrumentos foram usados para despejar o pó em cápsulas, e eles foram gradualmente melhorados para minimizar a necessidade de tocar as cápsulas com os dedos. O conjunto apresentado consistia de pequenos instrumentos para medição e derramamento de pó e placas articuladas. Os fundos das cápsulas foram colocados nos orifícios das placas e, com a manipulação adequada, as cápsulas preenchidas com pó foram automaticamente fechadas com tampas.
Monika Urbanik (Museu de Farmácia, Faculdade de Medicina da Universidade Jaguelônica em Cracóvia)
Pergunte ao Edu
Você pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o tema desta página ou conteúdos relacionados. Para outros temas e assuntos acesse arclass.com.br/edu.
Rolar para cima
Login
Insira suas credenciais para continuar explorando um mundo de aprendizado enriquecido com nossa tecnologia de realidade aumentada e inteligência virtual.