A esfera armilar é um instrumento astronômico antigo, utilizado para representar e modelar os movimentos celestes ao redor da Terra. Consiste em uma série de anéis metálicos concêntricos que representam os principais círculos do céu: o horizonte, o equador celeste, a eclíptica (a trajetória aparente do Sol), e outros círculos importantes para a observação astronômica. Estes anéis são montados de forma a girar independentemente, permitindo a simulação do movimento dos corpos celestes.
O item apresentado é um instrumento astronômico, um modelo da esfera celeste. Foi usado para demonstrar fenômenos celestes e determinar o tempo e as coordenadas equatoriais e eclípticas. A esfera armilar possibilitou a simulação de fenômenos astronômicos, incluindo o movimento dos planetas em relação ao Sol. Foi feita por Franciszek Słupski como parte de sua tese de doutorado no Departamento de Filosofia da Universidade de Cracóvia.
A esfera consiste de anéis ligados concêntricos representando os grandes círculos da esfera celeste. O anel do horizonte é preso a uma base de madeira composta por dois braços de madeira esculpidos cruzados montados em uma base perfilada com uma bússola colocada no centro.