Esfera Armilar (1771)

A esfera armilar é um instrumento astronômico antigo, utilizado para representar e modelar os movimentos celestes ao redor da Terra. Consiste em uma série de anéis metálicos concêntricos que representam os principais círculos do céu: o horizonte, o equador celeste, a eclíptica (a trajetória aparente do Sol), e outros círculos importantes para a observação astronômica. Estes anéis são montados de forma a girar independentemente, permitindo a simulação do movimento dos corpos celestes.

O item apresentado é um instrumento astronômico, um modelo da esfera celeste. Foi usado para demonstrar fenômenos celestes e determinar o tempo e as coordenadas equatoriais e eclípticas. A esfera armilar possibilitou a simulação de fenômenos astronômicos, incluindo o movimento dos planetas em relação ao Sol. Foi feita por Franciszek Słupski como parte de sua tese de doutorado no Departamento de Filosofia da Universidade de Cracóvia.

A esfera consiste de anéis ligados concêntricos representando os grandes círculos da esfera celeste. O anel do horizonte é preso a uma base de madeira composta por dois braços de madeira esculpidos cruzados montados em uma base perfilada com uma bússola colocada no centro.

Marcin Banaś (Museu da Universidade Jaguelônica, Collegium Maius)

Pergunte ao Edu

Você pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o tema desta página ou conteúdos relacionados. Para outros temas e assuntos acesse arclass.com.br/edu.

powered-1.png
Rolar para cima
Login

Insira suas credenciais para continuar explorando um mundo de aprendizado enriquecido com nossa tecnologia de realidade aumentada e inteligência virtual.