Um galvanômetro tangente é um instrumento usado para medir a intensidade de uma corrente elétrica. Um anel com uma ou mais bobinas, através do qual a corrente flui, constitui a parte essencial deste dispositivo. Há uma agulha magnética no centro geométrico do anel. A rotação da agulha ocorreu devido à interação entre o campo magnético da Terra e o campo magnético gerado pela corrente que flui através do anel. Desde que o instrumento estivesse posicionado de forma que os dois campos ficassem perpendiculares um ao outro, a tangente do ângulo da agulha era proporcional ao quociente de seus níveis de intensidade. Além disso, o galvanômetro tangente poderia ser usado para medir a componente horizontal do campo magnético da Terra.
Esse tipo de instrumento foi descrito pela primeira vez em 1837 por Claude Pouillet (1790-1868).
Maciej Kluza, PhD (Museu da Universidade Jaguelônica, Collegium Maius)
Você pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o tema desta página ou conteúdos relacionados. Para outros temas e assuntos acesse arclass.com.br/edu.
Olá Eu sou o Edu, estou aqui para lhe ajudar em sua jornada. Utilize esse chat para solicitar mais informações sobre o tema da página.
Insira suas credenciais para continuar explorando um mundo de aprendizado enriquecido com nossa tecnologia de realidade aumentada e inteligência virtual.