Liquefeito de hidrogênio (1903)

Liquefeito de hidrogênio
1903, Cracóvia, Polônia

O dispositivo apresentado é um tipo de aparelho de estrangulamento de contracorrente em que a condensação do gás ocorre após sua rápida expansão de alta pressão para pressão atmosférica. Parte desse gás foi então liquefeito, enquanto o restante, gás resfriado não liquefeito, foi devolvido ao circuito como refrigerante. Essa técnica, baseada no efeito Joule-Kelvin e na troca de calor (frio) contracorrente, permitiu liquefazer hidrogênio de forma relativamente simples. Em 1895, foi proposto de forma independente por William Hampson (1854-1926) em Londres e pelo Prof. Carl Paul Gottfried von Linde (1842-1934) em Munique. O aparelho de contracorrente eliminou o uso de dispositivos em cascata, pois possibilitou a liquefação contínua dos gases, obtendo quantidades limitadas apenas pela capacidade do receptor e eficiência do compressor.

Está situado numa estrutura de madeira conveniente e leve. A parte superior do dispositivo era um regenerador a frio. O ar líquido atuou como agente refrigerante. Um condensador com válvula de expansão foi localizado no meio. O segmento inferior consistiu de um receptor de gás líquido. O aparelho poderia produzir aproximadamente. 200 cm3 de hidrogênio líquido em cerca de dez minutos da expansão e exigiu 1,7 kg de ar líquido para pré-resfriamento. Olszewski usou esse dispositivo para obter pequenas quantidades de gás liquefeito por um longo tempo.

Ewa Wyka, PhD (Museu da Universidade Jaguelônica, Collegium Maius)

 

Pergunte ao Edu

Você pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o tema desta página ou conteúdos relacionados. Para outros temas e assuntos acesse arclass.com.br/edu.

powered-1.png
Rolar para cima
Login

Insira suas credenciais para continuar explorando um mundo de aprendizado enriquecido com nossa tecnologia de realidade aumentada e inteligência virtual.