O item apresentado é um microscópio óptico do chamado tipo Nuremberg, que se baseia no desenho desenvolvido por Edmund Culpeper (ativo de 1700 a 1737). O sistema óptico deste microscópio é composto por lentes não substituíveis na ocular e objetiva. A ocular, protegida de danos por uma porca de madeira, contém lentes grandes embutidas em um anel de madeira, enquanto a objetiva contém uma pequena lente colocada na extremidade do cone de madeira. O microscópio consiste em três tubos de papelão com anéis de madeira reforçando a estrutura. Uma imagem clara em diferentes ampliações é obtida deslizando os tubos para dentro e para fora. Em projetos posteriores, o parafuso métrico é usado para este fim. O tubo é apoiado em um suporte de tripé, que é montado em uma base circular. O espelho côncavo, característico dos microscópios do tipo Culpeper, é colocado no centro da base. Não há um palco distinto – os slides foram colocados diretamente no topo do suporte, sob a placa de madeira. Eles foram impedidos de deslizar para fora por uma mola redonda de metal.
As lâminas utilizadas foram na forma de ripas simples ou múltiplas, geralmente feitas de madeira.
Os microscópios de madeira e papel, conhecidos como microscópios do tipo Nuremberg, eram ricamente decorados e tinham o caráter de brinquedos modelados a partir de dois tipos populares de microscópios do século 18 desenvolvidos por Edmund Culpeper e Benjamin Martin (1704-1782). Eles foram fabricados por muitos ópticos do século 18 à 1ª metade do século 19. Eles geralmente são assinados com as iniciais do fabricante queimadas na parte inferior do pé. Os primeiros microscópios eram feitos de latão, marfim e prata. Os itens de madeira e papel constituem um grupo específico. Eram cópias de instrumentos próprios, mas tinham as propriedades úteis dos microscópios. Podem ser comparadas às bugigangas científicas, que não deixam de ser instrumentos de investigação. O sistema óptico era comparável aos de metal, apenas o material da estrutura mecânica do instrumento era menos durável do que os de metal.
Małgorzata Taborska, PhD (Museu da Universidade Jaguelônica, Collegium Maius)
Pergunte ao Edu
Você pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o tema desta página ou conteúdos relacionados. Para outros temas e assuntos acesse arclass.com.br/edu.
Rolar para cima
Login
Insira suas credenciais para continuar explorando um mundo de aprendizado enriquecido com nossa tecnologia de realidade aumentada e inteligência virtual.