O objeto apresentado é um modelo didático que ilustra como funciona o parafuso de Arquimedes. É uma máquina simples – um tipo de dispositivo de elevação que permite que a água seja transportada para cima. O meio-cilindro e o parafuso adjacente são inclinados em um ângulo de aproximadamente 40° em relação à base. O parafuso foi acionado por uma manivela. Ao girar, o parafuso levantou uma bola para cima. Há dois furos no meio-cilindro; A bola entra pela superior e cai na rosca do parafuso pela inferior. Em 1784, o instrumento fez parte do inventário do Collegium Physicum como a coleção do Departamento Mecânico Foi descrito da seguinte forma: “O parafuso de madeira de Arquimedes, um pé de dois centímetros de comprimento, inclinado para sua base em um ângulo de quase 40°. O cilindro desta máquina tem quatro centímetros de espessura, a distância entre as roscas é de uma polegada e seis linhas”.
Esse é um dos modelos didáticos típicos usados nas universidades dos séculos 18 e 19.
Maciej Kluza, PhD (Museu da Universidade Jaguelônica, Collegium Maius)
Pergunte ao Edu
Você pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o tema desta página ou conteúdos relacionados. Para outros temas e assuntos acesse arclass.com.br/edu.
Rolar para cima
Login
Insira suas credenciais para continuar explorando um mundo de aprendizado enriquecido com nossa tecnologia de realidade aumentada e inteligência virtual.