Telescópio Refletor Gregoriano (1700)

O telescópio refletor gregoriano, inventado por James Gregory no século XVII, é um tipo de telescópio que utiliza um espelho côncavo primário e um espelho secundário elíptico para refletir e focar a luz. Diferentemente dos telescópios refratores que utilizam lentes para reunir e focar a luz, os refletores usam espelhos, o que elimina a aberração cromática encontrada nos primeiros telescópios refratores.

A inovação de Gregory, descrita pela primeira vez em seu trabalho “Optica Promota” publicado em 1663, propunha um design em que a luz entrava no telescópio, refletia-se no grande espelho primário no fundo do tubo, em seguida no menor espelho secundário (montado de forma que refletisse a luz de volta através de um orifício no centro do espelho primário), e finalmente alcançava o ocular onde a imagem poderia ser observada. Esse design permitiu um caminho óptico mais longo dentro de um tubo mais curto, resultando em um aumento significativo do poder de ampliação em um instrumento compacto.

O item apresentado é um modelo de madeira de um astrolábio esférico usado por Nicolau Copérnico para observar o céu. O instrumento foi elaborado com base na descrição fornecida no De revolutionibus orbium coelestium. Consiste em seis anéis de madeira concêntricos equipados com escalas angulares. Esses tipos de astrolábios foram usados para determinar as coordenadas eclípticas dos planetas e da lua e para determinar a hora local.

Marcin Banaś (Museu da Universidade Jaguelônica, Collegium Maius)

Pergunte ao Edu

Você pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o tema desta página ou conteúdos relacionados. Para outros temas e assuntos acesse arclass.com.br/edu.

powered-1.png
Rolar para cima
Login

Insira suas credenciais para continuar explorando um mundo de aprendizado enriquecido com nossa tecnologia de realidade aumentada e inteligência virtual.